4 Motivos para fazer um planejamento estratégico

 

PARA SABER QUEM É

A velha máxima filosófica do “conhece-te a ti mesmo” se aplica também à gestão de uma empresa. Antes de agir, desenvolver produtos, realizar investimentos, assumir riscos, é fundamental a empresa reconhecer suas potencialidades (forças) e suas deficiências (fraquezas), além de identificar os motivos da sua existência. Fazer aquilo para o qual tem potencial e afinidade. Uma empresa com missão, visão e valores tem muito mais chances de construir uma história de sucesso e realização de seus sócios e funcionários. O planejamento estratégico ajuda na definição da filosofia e na análise interna da organização.

PARA SABER ONDE QUER CHEGAR

O ser humano é um ser do desejo que está em constante movimento, projetando realizar suas vontades e sonhos e, desta forma, viver bem.  Há muitas ameaças na caminhada, mas, ao mesmo tempo, a vida é cheia de oportunidades. Podíamos viver muitas vidas que não conseguiríamos realizar tudo que a vida proporciona. Antes de sair fazendo, como é de costume, a recomendação é planejar.  Quem não planeja, fica muito mais exposto à frustração de não concretizar o sonho. O planejamento estratégico ajuda a analisar o cenário externo e priorizar nossos objetivos internos.

PARA SABER COMO CHEGAR

Há muitos caminhos que levam ao mesmo lugar, porém, o tempo e o desgaste podem variar de um para outro.  Dependendo da escolha, o destino pode ficar comprometido, sendo que um percurso bem planejado, possibilita que a realização se dê já no processo da caminhada, com menos dor e sofrimento. O tempo que se levará para planejar certamente será ainda inferior ao tempo que se desperdiça, quando se recorre ao método da tentativa e erro. O planejamento estratégico ajuda a pensar nos riscos que cada caminho oferece, prever os custos e montar um cronograma que poderá ser melhor acompanhado por todos.

PARA CHEGAR ONDE QUER ACOMPANHADO DE OUTROS

Muitos andam e andam, investem recursos e tempo e não chegam onde gostariam de chegar. Os que planejam, e planejam em grupo, conseguem mais êxito nas conquistas. Não é à toa que se diz que “ninguém é feliz sozinho”. Talvez, seja este um dos motivos pelos quais se constituam famílias. Nas empresas, o planejamento estratégico ajuda a integrar os sócios e os funcionários, tornando a instituição muito mais preparada para alcançar o que deseja. Softwares como o Scopi (www.scopi.com.br) ajudam na elaboração e no acompanhamento do planejamento estratégico.

Por Marcos Kayser – Co-criador do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.