Dia desses Marcos Kayser, que entre muitos projetos toca a agenda estratégica do Vale do Paranhana e é voluntário da Agenda 2020, sugeriu a leitura de um artigo da consultora e escritora norte-americana Kim Heldman, publicado na revista Mundo Project Management (número 26). É sobre as habilidades gerenciais que fazem a diferença entre um projeto acontecer ou não. Como quase todo mundo está, de uma forma ou outra, envolvido com algum projeto em sua vida, e eu também, li e recomendo aos leitores a leitura do texto de Kim Heldman na revista.
Eu estou acompanhando alguns projetos e certamente o mais importante seja o da Agenda 2020, que colaboro desde as primeiras conversas em 2004. Já são cinco anos de observação deste movimento e posso assegurar que praticamente tudo que Kim Heldman chama de as seis habilidades de relacionamento humano (soft skills), estão lá na Agenda 2020. Pode-se dizer que a Agenda 2020 tem vivência. Fiz um pequeno resumo do texto:
Pensamento crítico
Capacidade de combinar conhecimentos sobre determinado tema com a experiência e examinar julgamentos para solucionar o desafio em questão.
Gerenciamento de mudança organizacional
A maioria das pessoas está propensa a aceitar as mudanças quando compreende porque elas estão ocorrendo e como elas serão impactadas.
Solução de conflitos
Não é impor argumentos ou fazer do seu jeito. Encare o desafio de frente. A solução de desafios não acontece sem comunicação, que deve ser baseada no tom e na linguagem corporal e não apenas em palavras. É bom que todos “vejam” que você está efetivamente preocupado em encontrar a melhor solução.
Habilidades de negociação e influências
É importante entender qual o resultado final que você deseja da negociação antes que entre nas discussões. Faça com que a outra pessoa sinta que ela ganhou alguma coisa na negociação. Coloque-se no lugar do outro e pergunte-se o que você iria querer se você fosse ele.
Percepção e intuição
Percepção é a arte de ver o que não está lá. Você não tem dúvidas ao observar a outra pessoa durante uma conversa, percebendo que suas palavras e sua linguagem corporal dizem duas coisas diferentes.
Intuição é aquele sentimento ou a voz interna que lhe diz para tomar uma atitude, como nunca abrir um restaurante ou ainda que você deve ligar agora mesmo para sua avó porque ela pode estar precisando de algo.
Habilidades de colaboração
Trabalhar por um objetivo comum mutuamente acordado é meio caminho andado. Os desafios são resolvidos à medida que surgem. Todas as cinco habilidades anteriores são necessárias.