No mundo dos negócios um dos mais importantes atributos que o empreendedor deve ter é a capacidade de interpretar os sinais de avanço da sociedade e buscar maneiras de antecipar o que está por vir, modelando seu empreendimento para novos momentos. A afirmação é da diretora de Operações do Sebrae/RS, Susana Kakuta, e do jornalista Julio Ribeiro, autores do livro Trends Brasil – Tendências de Negócios para Micro e Pequenas Empresas. A obra reúne 20 que impactarão o futuro dos negócios na próxima década. “Cada tendência segue acompanhada de algumas sugestões, tanto para novos empreendimentos quanto para a reformulação ou incremento a empreendimentos já existentes”, explica Susana, ponderando que o livro não é um manual, mas uma provocação que deve levar o leitor a repensar ou a ser estimulado para a possibilidade de empreender um novo negócio. Entre as 20 tendências tratadas no livro, algumas se destacam. O aumento da população brasileira com mais de 60 anos é uma delas. Entre os censos de 1991 e 2000 houve um acréscimo de 17,8%, o que leva o País a ter cerca de 18 milhões de pessoas nessa faixa etária, ou seja, algo próximo de 9% de toda a sua população. Isso representa o fortalecimento de demandas próprias da chamada “melhor idade” nas áreas da saúde, qualidade de vida, entretenimento, entre outras, configurando novas oportunidades de negócios. Outra tendência significativa é a do crescimento do número de pessoas morando sozinhas. Atualmente, 10% dos cerca de 56 milhões de lares brasileiros são habitados por uma só pessoa. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, por exemplo, existem 88 mil homens e 111 mil mulheres morando sozinhos, representando um mercado importante para produtos e serviços específicos.
Além dessas, se destacam tendências como a do consumo precoce de produtos e serviços por parte de crianças e adolescentes, aumento da sensação de insegurança das pessoas, aumento da busca espiritual e mística, filhos morando mais tempo com os pais, entre outras. Cada uma das 20 tendências identificadas no livro é embasada em números, dados, pesquisas e, obviamente, no senso de observação dos autores. Além da contextualização da tendência, o texto discorre sobre as origens e o impacto de cada um desses movimentos sobre o mundo dos negócios. Para dar aplicabilidade ao estudo, os autores sugerem novos negócios que podem se beneficiar dos efeitos diretos e indiretos de cada tendência, bem como sugerem ações para se aproveitar tais efeitos em negócios já existentes.Trends Brasil é uma boa dica de leitura para quem já tem um empreendimento ou pensa em abrir seu próprio negócio. Em Taquara pode ser encontrado junto ao balcão Sebrae que está sediado na CICS, em frente ao Banco do Brasil.